VENDAS NO VAREJO AUMENTAM PELO SEGUNDO MÊS SEGUIDO E SOBEM 1,4% EM MAIO

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, hoje (07 de julho), o resultado da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) com o desempenho do varejo em maio. De acordo com o estudo, as vendas no comércio subiram 1,4% no mês, após crescimento de 4,9% em abril. O resultado no período é o segundo crescimento consecutivo do varejo, que se encontra 3,9% acima do patamar pré-pandemia. O levantamento mostra, assim, que o setor acumula ganho de 6,8% no ano e de 5,4% nos últimos 12 meses.


A pesquisa revela que o aumento nas vendas foi acompanhado por sete das oito atividades investigadas. Entre elas, a maior variação foi em tecidos, vestuário e calçados (16,8%), seguida por combustíveis e lubrificantes (6,9%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (6,7%). No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças (1,0%) e material de construção (5,0%), as vendas cresceram 3,8% na passagem de abril para maio. Também é o segundo mês consecutivo de alta.


Quando comparadas a maio do ano passado, as vendas no varejo aumentaram 16,0%. Pelo terceiro mês consecutivo, houve aumento nesse indicador. Nesse cenário, o comércio varejista ampliado também registrou o terceiro aumento consecutivo na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Em maio, o aumento foi de 26,2%, impactado, principalmente, pelas altas de veículos, motos, partes e peças (71,9%) e material de construção (25,7%).

Fonte: http://www.revistaanamaco.com.br/vendas-no-varejo-aumentam-pelo-segundo-mes-seguido-e-sobem-14-em-maio