Valorização da Marca - Branding Rede Construir

Caro lojista,


Você já parou para pensar o que sua loja e seus produtos representam para o cliente? De que forma seus clientes veem sua marca ?


Com certeza essas são perguntas bem subjetivas, mas que na prática fazem muita diferença nas decisões de compra. Aliás, isso só reforça a importância da Marca.


Fazer uma marca ser bem-vista é agregar valores que mexam com as opiniões, crenças e atitudes do público.

É assim que queremos evoluir com a REDE CONSTRUIR, junto com nossos associados: uma MARCA FORTE que possa mexer com o cliente e gerar reações positivas deles.


Então, está começando a enxergar a importância de ter uma marca forte?


Queremos dizer alguns tópicos importantes para que possamos construir o futuro de nossa marca. Vocês podem estar se perguntando: NOSSA MARCA? Sim, é nossa, pois pertence a todos os associados .


Vamos entender um pouco mais sobre conceitos:


O QUE É BRANDING?


Branding é construir, gerenciar visando implementar valores que sejam reconhecidos pelo público.


É a gestão das percepções dos consumidores. É um conceito amplo, que está inserido em todas as ações que possam interferir na imagem da empresa e de seus produtos e serviços.


Por isso temos que cuidar da gestão de nossa marca , precisamos ter produtos que atendam as necessidades dos clientes, sem que eles possam ter problemas com elas ,produtos que tenham certificados e garantias que possa acima de tudo dar confiança ao cliente .


Ter atendimento e respeito ao cliente acima de tudo .


Vamos sair um pouco da teoria e usar um exemplo simples: o da Coca-Cola. A marca é líder mundial de vendas e participação de mercado no setor, mas em muitos lugares não é o refrigerante mais barato. Logo, o que faz a Coca-Cola ser tão especial e valiosa para os consumidores de modo que eles ignorem o preço?


Podemos garantir que o branding tem um papel muito importante nisso. Basta perguntar às pessoas os motivos para consumir a marca e entre as respostas você deverá encontrar: sabor, hábito, prazer, proporciona boas sensações, está presente em momentos felizes, enfim, características que reforçam laços emocionais. São todos valores que a Coca-Cola imprime em sua comunicação; características pensadas e trabalhadas para fazer com que o público tenha boas referências no momento da compra.


Então vamos lá: dentro do nosso negócio, estar presente na construção de um sonho (o sonho da casa própria muito comum no mercado brasileiro), naquela tão planejada reforma é proporcionar boas lembranças é assim que queremos estar na mente de nossos clientes como a loja que ajudou a conquistar o sonho e ou que ajudou no momento difícil de um reparo inesperado .


Somos a REDE CONSTRUIR que ajudamos nossos clientes de bairro a conquistar seu sonho e ter um lar aconchegante .


MAS QUAL A IMPORTÂNCIA DO BRANDING?


O maior benefício é fazer com que os consumidores comprem seu produto ou serviço independentemente de preço, condições de pagamento, conveniência, qualidade da concorrência ou qualquer outro motivo mais racional. É mostrar o quanto sua marca, loja poderia fazer falta caso deixasse de existir, ou seja, o quão ela é indispensável na vida das pessoas.


Quando uma compra deixa de ser embasada por fatores racionais e passa para o campo emocional, as chances de fidelização de um cliente são maiores. As pessoas começam a comprar por confiança e percepções positivas.


Veja abaixo 6 razões que levam a Marca a ser tão essencial para um negócio:


1. RECONHECIMENTO DA MARCA


Um dos principais componentes de sua marca é o logotipo. Pense em como reconhecemos instantaneamente os arcos dourados do McDonald’s .

Por ser a face pública da empresa O LOGO é fundamental – essa simples imagem estará presente em todos os momentos, em cada comunicação e publicidade.


2. CRIA CONFIANÇA


Uma aparência profissional constrói credibilidade e confiança. Isso por que as pessoas ficam mais propensas a comprar de um negócio que aparente polidez e legitimidade.


3. OFERECE SUPORTE ÀS AÇÕES PUBLICITÁRIAS


A publicidade é outro componente da sua marca. Ações publicitárias reforçam a Marca, utilizar os meios digitais de forma coerente e eficaz são elementos fundamentais para o fortalecimento da marca.


4. GERA VALOR FINANCEIRO


Uma empresa que negocie publicamente em uma Bolsa de Valores percebe uma valorização, por vezes, muito superior que os ativos reais. Grande parte dessa valorização se dá apenas pelo bom posicionamento de marca da empresa.


Uma marca forte garante futuros negócios. Por exemplo, se uma empresa está na posição de buscar crédito para expansão de atividades e sua marca é considerada altamente valiosa, quais as chances de conseguir sucesso? Obviamente, que muito altas!


Quanto maior a dedicação de sua empresa para construir valor em sua marca, melhor será o retorno financeiro de seus esforços.


5. INSPIRA COLABORADORES


Muitos colaboradores necessitam mais do que apenas trabalho – desejam ter algo pelo qual se engajar. Quando seus funcionários compreendem sua missão e razão de ser, se tornam mais inclinados a se orgulharem e dirigir esforços concentrados na direção que você definir.


6. ATINGE NOVOS CLIENTES


Uma boa estratégia de branding permite que sua empresa se torne referência no mercado. Você conseguiria contar a um amigo sobre os sapatos novos que comprou se não pudesse se lembrar da marca? É justamente por isso que tal conceito recebe o nome de “marca” – seu objetivo é deixar uma impressão indelével na mente dos consumidores.


Produtos exclusivos, serviços diferenciados potencializam novos clientes , pensem nisso!


CONSTRUA UMA UNIDADE


Branding é um conceito que está muito ligado a concepção de uma identidade para a marca, ou seja, dar uma cara a ela. Logo, busque criar uma imagem UNICA que esteja presente em todos os pontos de interação da empresa com o consumidor. Sua marca precisa ter a mesma cara desde a fachada da sede, passando pelo cartãozinho de apresentação, o site institucional, o logotipo, até as gôndolas e displays nos pontos de venda.(*)


(*) A REDE CONSTRUIR possui todo manual de identidade da marca, mídias sociais fachadas, e uniformes disponível para qualquer associado.

Por fim , nós, da Federação, queremos chamar a atenção de vocês lojistas da importância da marca e como ele pode ajudá-lo a crescer e conquistar novos clientes!

Estamos construindo uma marca única e com certeza vamos gerar muito valor a ela e o benefício será de cada lojista associado. Temos que zelar por ela para que possamos colher frutos .

Afinal #juntossomosmaisfortes e #juntosconstruimosamarcaforte