Recado da Federação: Compras Centralizadas

Hoje trazemos um texto sobre a vantagem da compra centralizada.

Em nossa última assembleia falamos sobre negociação/compras centralizadas , ou seja agruparmos todo nosso volume de um item escolhido e negociarmos junto a indústria para ter um custo competitivo e assim melhorar nossa rentabilidade , falamos em cada regional fazer uma lista dos top's 10  , consolidarmos  e irmos para negociação junto a Regional de maior representatividade no item escolhido para  dar peso na negociação, acredito que com essa estratégia podemos ter custos mais atrativos e com certeza fornecedores irão trazer para mesa melhores negociações . 


A proposta inicial da Rede Construir era essa ,somar volume de compras entre lojista para mitigar melhores custos!


Porque não praticarmos? Assim podemos mostrar aos fornecedores o quão grande é a REDE CONSTRUIR.


Não falo em negociar tudo mais sim uma pequena lista e se for um grande sucesso vamos aumento os itens , e lógico sempre com a ajuda dos gestores regionais papel fundamental para que a negociação seja concretizada .


#boraganharmaisrentabilidade 

Segue um texto sobre as vantagens de compra centralizada:


A sua empresa trabalha com a ideia da centralização de compras ou as atividades são descentralizadas?

O setor que desempenha essa tarefa é fundamental para os negócios, mas para ter resultados ainda melhores é preciso trabalhar de modo adequado.

Isso significa atuar de maneira centralizada para alcançar mais competitividade.

O resultado é o ganho em escala, o que possibilita fazer melhores negociações e obter descontos.

No entanto, existem diversos outros objetivos. Quer saber quais são eles? 

O setor que desempenha essa tarefa é fundamental para os negócios, mas para ter resultados ainda melhores é preciso trabalhar de modo adequado.

Isso significa atuar de maneira centralizada para alcançar mais competitividade.

No entanto, existem diversos outros objetivos. Quer saber quis são eles? É só acompanhar este post. Vamos lá?

Centralização de compras como fator competitivo

As empresas podem optar por três modelos de compras: descentralizado, centralizado ou uma combinação das duas alternativas anteriores.

O primeiro prevê que cada unidade da empresa realiza suas aquisições conforme a demanda.

O segundo especifica que todas as compras são realizadas por um único local. Já a combinação de ambos é o caso de empresas que fazem aquisições de alto valor pelo departamento de Compras, mas deixam as de preço mais baixo para os setores específicos.

Essa medida se torna um fator competitivo pelo fato de o departamento de Compras ser o responsável pela implantação de padrões, políticas e procedimentos gerais, além de contratos de compras de equipamentos e materiais, negociações comuns e organização do estoque de qualquer unidade do negócio.

Vantagens da centralização de compras

Os benefícios a serem conquistados com as compras centralizadas são as seguintes:

  • Melhor aproveitamento das verbas para aquisições

  • A centralização das compras  permite que a negociação com fornecedores seja feita em uma quantidade de itens mais alta, o que possibilita fechar acordos mais atrativos, que levam à redução de custos. Ou seja, alcança-se maior escalabilidade.

  • Melhoria na relação com os fornecedores

Um desafio muito grande das empresas é estabelecer um relacionamento próximo com os fornecedores. Isso pode ser conseguido por meio da centralização, já que as mesmas pessoas entrarão em contato com os responsáveis pelo fornecimento.

A compra em quantidade maior é outro fator relevante para a proximidade, porque o fornecedor se sentirá mais confortável em oferecer descontos e outras regalias.

É possível perceber que as compras centralizadas são uma maneira simples de interagir comercialmente tendo o objetivo de conquistar melhores resultados, fortalecer o poder de barganha e melhor qualidade dos fornecedores.

Fica evidente, então, que a centralização de compras é uma boa maneira de chegar a bons resultados e ganhar vantagem competitiva.

Fonte : Idib