Pagamento por aproximação supera uso de dinheiro em espécie pela primeira vez

O pagamento por aproximação (contactless) é um recurso que está disponível na maioria dos cartões de crédito/débito e permite que o usuário faça o pagamento de produtos ou serviços apenas aproximando o cartão da maquininha, desde que haja suporte para essa funcionalidade.

Um levantamento realizado pela empresa FIS, instituição que atua há anos no mercado financeiro, indicou que a maioria dos clientes estão optando por realizar os pagamentos por aproximação, seja através do cartão ou smartphone.

Analisando mundialmente, o mercado varejista teve uma queda de aproximadamente 10% na quantidade de pagamentos em dinheiro impresso se comparado com o mesmo período do ano anterior. A pesquisa foi feita em 41 países, dentre eles o Brasil.


Por aqui o resultado foi bem diferente. O relatório apontou que os cidadãos brasileiros ainda optam por utilizarem notas ou cartão de crédito para o pagamento em estabelecimentos físicos, dispensando o uso de wallets como o Google Pay, Apple Pay ou Samsung Pay. Apesar de ir na contramão do mundo, o resultado visto no Brasil também se repete em outros países da América Latina, que registrou uma diminuição de 34,7% no uso do dinheiro vivo mas que a grande maioria da população ainda usa cartões bancários.

Resultados no comércio brasileiro:

  • Pagamento em dinheiro: 38%;

  • Pagamento com cartão de crédito: 34%;

  • Pagamento com cartão de débito: 20%;

  • Pagamento por aproximação: 8%.



Há alguns meses a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviço (Abecs) aumentou o limite para pagamentos sem contato de R$ 100 para R$ 200, forma de incentivar os clientes a utilizarem esse meio de pagamento.



Há inúmeras razões que podem levar a população a não utilizar novos meios de pagamentos, como notícias falsas e desconfiança geral. Quando falamos em "pagar sem digitar a senha" isso ainda soa de forma duvidosa, levando os clientes a desativarem a função contactless e preferirem inserir o cartão de crédito/débito.


Nosso cartão Rede Construir, já possui tecnologia Contacless, para segurança de nossos clientes, trazendo além desta facilidade também benefícios aos clientes e o SuperApp o qual o mesmo pode inclusive realizar o pagamento da própria fatura.





Maiores informações entre em contato conosco: administrativorcn@redeconstruir.com.br ou WhatsApp: 11-98917-1276.


Fonte: https://www.tudocelular.com/mercado/noticias/n171300/pagamento-aproximacao-supera-dinheiro-especie.html