O que fazer para diminuir o impacto da crise na sua empresa

Confira algumas dicas rápidas que o SEBRAE preparou para os donos de negócio poderem planejar ações que vão ajudar a contornar o isolamento provocado pelo coronavírus.


O impacto econômico provocado pela crise dos coronavírus pode ser grande sobre as pequenas empresas. Pensando em ajudar os empreendedores a diminuir a intensidade das dificuldades, separamos algumas dicas que podem servir de ponto de partida para elaborar medidas que vão proteger os negócios. Confira!

Presença digital

Use a tecnologia a seu favor! Redes sociais e plataformas de vendas podem ajudar a ampliar a receita nesse momento. Ofereça a possibilidade de atendimento remoto, por telefone, WhatsApp ou chamadas de vídeo.


Serviços de delivery

Se você ainda não possui o serviço, a hora de começar a pensar na possibilidade é agora! Expanda os seus canais de venda! Se já tem um delivery disponível, comece a intensificar a sua divulgação. 


Qualidade do serviço

Mesmo em meio aos problemas, os empreendedores não devem diminuir a qualidade do seu produto ou serviço, e sim mantê-la.


Home office

Se possível, opte por trabalhar em casa e faça reuniões virtuais com seus funcionários.


Férias

Aproveite o pouco movimento durante o período de quarentena para liberar funcionários que estejam com férias a vencer.


Reduza os custos

Avalie os custos, veja os que não são agregadores reais de valor para o seu cliente e quais podem ser reduzidos nesse momento.


Economize recursos

Analise suas contas e desenvolva iniciativas para economizar água, energia, insumos etc. Não se esqueça de envolver a sua equipe na ação.  


Fracione as compras 

Evite comprar muitas coisas de uma vez. Isso reduz o investimento em estoque e minimiza perdas. 


Negocie se for necessário

Em caso de dificuldade de caixa e capital de giro, tente fazer negociações com seus fornecedores.


Fonte: Sebrae