Fim de ano impulsiona varejo da construção civil

Vendas de outubro subiram 6% em relação a setembro; setor espera resultados expressivos até o fim do ano




Historicamente, no fim de ano o brasileiro se organiza para fazer pequenos ajustes e reparos em suas residências. E este ano, muitos trabalhadores contarão, além do 13º salário, com o dinheiro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), liberado pelo governo federal. E o varejo da construção civil já sente o impacto da chegada desse recurso extra.

De acordo com a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), as vendas de outubro cresceram 6% em relação a setembro, e 8% na comparação com o mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, o crescimento está em 4% e nos últimos 12 meses, em 5%.


Os dados são do levantamento Tracking, realizado pelo Instituto de Pesquisas da Anamaco, que ouviu 530 lojistas nas cinco regiões do Brasil, entre 28 e 30 de outubro. No resultado por categorias, tintas registrou crescimento de 6%. Já revestimentos cerâmicos e telhas de fibrocimento, 1%.


Gerente de uma loja de materiais de construção, Arthur Monteiro da Silva, 48 anos, se diz estar empolgado com a alta do movimento antes do tempo.


"Com o FGTS, o movimento melhorou mais cedo. O gasto não é grande, mas é bom. É gente que quer por rodapé, trocar uma porta. Fazer um gasto que ele vai ver em seu dia a dia."

Depois de muito pesquisar preços e condições de pagamento, o empresário brasiliense Miguel Angelo Fonseca, 68 anos, decidiu renovar a fachada de seu prédio com nova pintura. Ele se disse feliz com o investimento.


"Esse ano, demos uma economizada para dar uma cara nova para o prédio, que estava muito feio. Barato, não é. Mas a gente se sente mais alegre"

comentou o empresário.

"Já sentimos os efeitos iniciais dos cortes de juros e início das liberações de recursos do saque imediato do FGTS. Isso mostra que os consumidores estão recuperando a confiança na economia", diz Cláudio Conz, presidente da Anamaco.


Texto por Tatiana Py Dutra para o portal Destak Jornal - 20.11.2019 08:52