Como aumentar as vendas para 2021? Confira cinco dicas para as lojas de materiais de construção.

Empreendedor algum poderia imaginar o ano de 2020. A pandemia e o isolamento social atingiram todos os setores econômicos, inclusive as lojas de varejo. Mas o desafio pode ser também uma ferramenta de oportunidade.


Para quem atua na área de construção civil, o próximo ano pode ser um de grandes oportunidades. Afinal, o setor está otimista e com previsões positivas para o próximo ano, considerando uma previsão de crescimento de 4%, segundo Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Caso o previsto se concretize, este será o maior crescimento do segmento em oito anos.


Mas, para conseguir tirar bom proveito das oportunidades futuras, é preciso se preparar no presente e estar atento às tendências de mercado pós-pandemia, além de fazer um bom planejamento estratégico para garantir vendas. Para que o próximo ano seja de sucesso para quem trabalha com materiais de construção, algumas medidas são importantes para garantir o aumento das vendas. Confira algumas dicas:

  • Sites bem planejados

Nem sempre site de loja é sinônimo de e-commerce. Mesmo se o foco do empreendimento é o varejo físico, um bom site é um ponto importante para demonstrar credibilidade para o cliente. Sites mais modernos, com os produtos descritos e informações claras sobre o funcionamento da loja permitem que o cliente possa pesquisar o produto ofertado antes mesmo de sair de casa. Em tempo de pandemia, isso é um diferencial, uma vez que muita gente quer evitar passar tempo na loja e prefere chegar no local sabendo que vai encontrar o que busca.

  • Funcionários bem treinados

Realizar uma venda está diretamente relacionado à experiência de compra do cliente. Em lojas de construção, é imprescindível que o funcionário esteja sempre bem informado sobre a aplicação de cada produto à venda e suas especificidades. A fidelização do cliente também está relacionada à cordialidade do fornecedor, que precisa demonstrar que não apenas sabe do que está falando, mas que quer ajudar o cliente a encontrar o que ele busca.

  • Atendimento Online

O ano de 2020 nos mostrou que quem se mantém em contato com os clientes mesmo à distância consegue se destacar. Nesse sentido, assim como é importante ter um site bem estruturado, é fundamental tentar diversificar os canais de atendimento. O Whatsapp, por exemplo, vem crescendo como uma ferramenta que ajuda lojistas e clientes a se manterem em contato, já que é uma ferramenta que facilita muito a comunicação. Outras redes sociais também cumprem esse papel, como o Instagram e o Facebook. Portanto, fique atento a esses canais e entenda que eles são importantes meios para se manter em contato com o cliente e fechar novas vendas.

  • Ter um blog com conteúdos de qualidade

Muito da decisão de compra do cliente ocorre antes mesmo de ele acessar a loja - seja ela física ou online. Nesse contexto, ter um blog no site da loja é uma ótima oportunidade de atrair visitantes e compradores, já que a plataforma permite mostrar ao público que a loja entende do assunto com o qual trabalha e que tem autoridade sobre o nicho. Além disso, um blog pode facilitar que potenciais clientes encontrem o site da loja em uma busca na internet e, assim, estimular vendas. Por isso, capriche na estratégia de conteúdo.

  • Promova ações de fidelização

Pensar em promoções, ações especiais e ofertas exclusivas para os clientes e estratégias de fidelização ajudam não só a conquistar o público, mas a garantir o retorno dele no médio e longo prazo. Aqui, diferentes estratégias podem ser pensadas levando em conta o perfil do cliente e o ticket médio de investimento dele. Descontos progressivos e bonificações conforme determinado valor de compra for atingido são opções que podem fazer sentido para alguns perfis de clientes. As oportunidades são diversas, o importante é elaborar uma proposta que faça sentido para as finanças da empresa e que, ao mesmo tempo, tenha uma boa proposta de valor para garantir que o cliente retorne.

  • Invista em qualidade

De nada adianta ter uma boa campanha de comunicação e marketing se os produtos oferecidos na loja não são de qualidade. Os clientes podem até ser atraídos por estratégias de comunicação e propostas de fidelização, mas o que vai realmente garantir que eles retornem e que falem bem da loja é a qualidade dos produtos oferecidos nela. Exemplo de produto de qualidade são os da Krona Tubos e Conexões. A empresa se destaca por ser referência em qualidade, credibilidade e confiança e, por isso, é reconhecida nacionalmente como uma das maiores empresas do segmento. Os produtos são fabricados em conformidade com as normas técnicas da ABNT, e passam por um rigoroso controle de qualidade para chegar até a sua construção com a melhor garantia do mercado.


Fonte: https://globoesporte.globo.com/sc/especial-publicitario/krona/post/2021/01/06/como-aumentar-as-vendas-para-2021-confira-cinco-dicas-para-as-lojas-de-materiais-de-construcao.ghtml